Rede pública de ensino de Alterosa e São Gonçalo do Sapucaí são finalistas de concurso nacional

Cidades mineiras concorreram com centenas de municípios em todo Brasil


Créditos: Divulgação/Aprende Brasil Educação


Dois projetos educacionais desenvolvidos na rede pública dos municípios mineiros de Alterosa e São Gonçalo do Sapucaí estão entre os finalistas do concurso Aprende Brasil Criativo, e podem ser premiados entre centenas de projetos inscritos por escolas de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujos trabalhos foram selecionados.

Com uma proposta de educação patrimonial, as professoras Luana Aparecida Pereira e Fabiene Aparecida de Oliveira, da Escola Municipal Secretário Olinda de Andrada, de Alterosa, desenvolveram o projeto “Descobrindo nosso patrimônio: Paço Municipal” com os alunos do 5º ano. Agora, o trabalho é finalista do Aprende Brasil Criativo na categoria “Ensino Fundamental - Anos Iniciais”. Tudo começou com uma visita guiada ao Paço Municipal e uma entrevista com o prefeito e alguns moradores da cidade. Em um segundo momento, as crianças responderam a um conjunto de perguntas sobre o edifício, de modo a refletirem sobre o que aprenderam. A próxima etapa foi fazer uma representação do Paço em desenho, cartaz ou maquete, utilizando materiais recicláveis ou de fácil acesso. Por fim, elas gravaram um documentário breve falando sobre a importância histórica e social da edificação. “Os alunos ficaram entusiasmados em compartilhar as descobertas com os colegas e demonstraram grande orgulho ao apresentar suas representações visuais e as entrevistas realizadas. Essa empolgação e engajamento nos mostram que os objetivos traçados foram cumpridos. O projeto incentivou a criatividade, o trabalho em equipe e promoveu um sentimento de pertencimento e responsabilidade pela preservação do patrimônio histórico de Alterosa”, comentam Luana e Fabilene.

Em São Gonçalo do Sapucaí, o escolhido como finalista foi o projeto “Museu na escola”, desenvolvido com os estudantes do 2º ano da Escola Municipal Marciano Ferraz, também na categoria “Ensino Fundamental - Anos Iniciais”. Orientadas pela professora Tamiris dos Santos de Araújo, as crianças puderam compreender a importância da cultura, da memória e do patrimônio. A proposta consistiu em montar um museu escolar com objetos antigos trazidos de casa pelos estudantes e, com isso, desenvolver um pequeno acervo. Utilizando a plataforma Aprende Brasil Digital, eles puderam realizar visitas virtuais ao Museu da Baronesa, Museu do Amanhã e Museu Nacional. Assim, foi possível conhecer as coleções e compreender a diversidade dos museus e de seus acervos. Eles também participaram de uma visita presencial ao museu local do município. “Os alunos demonstraram entusiasmo ao lidar com objetos que não fazem parte de seu cotidiano. Essa atividade despertou uma curiosidade natural e, ao trazerem objetos de casa, eles se sentiram parte do projeto, o que fortaleceu o vínculo com o tema”, conta Tamiris. Ela afirma, ainda, que os objetivos de fomentar a compreensão do patrimônio cultural, despertar o interesse pela história, desenvolver habilidades de apresentação e incentivar a valorização da memória cultural foram atingidos. “Ao engajar os alunos de forma prática e criativa, o projeto torna esses conceitos abstratos mais acessíveis”, completa.

Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objetivo é encontrar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo da jornada escolar”, destaca.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom