A nova era dos acessórios femininos

Em um mercado que cresce 12,3% ao ano com faturamento estimado para dobrar até 2030, marcas como a CUFF revolucionam o nicho de joias e semijoias ao conquistar consumidoras em busca de personalização e autenticidade

Impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e pela digitalização do varejo, o mercado de acessórios de moda tem apresentado um crescimento notável nos últimos anos. Graças aos millennials e à Geração Z, clientes que acompanham de perto as tendências globais e estão cada vez mais dispostos a experimentar acessórios de moda premium, as previsões para o mercado internacional indicam uma taxa de expansão anual de 12,3% até 2029, segundo a Mordor Intelligence. No Brasil, o setor de joias e semijoias cresceu 18% nos últimos cinco anos, de acordo com a Bain & Company, gerando cerca de R$ 74 bilhões em 2022, um valor que deve dobrar até 2030.

Nesse cenário, entre as empresas do setor que mais crescem no e-commerce brasileiro está a CUFF, marca de acessórios atemporais feitos manualmente, que recebe mais de 90 mil acessos mensais. No ano passado, a CUFF registrou um crescimento de 22% nas vendas em comparação a 2023, desempenho que revela um movimento interessante: enquanto o volume de peças vendidas aumentou 18%, a base de clientes cresceu 6%, uma expansão embasada pela fidelização das clientes e pelo incremento do ticket médio. 

“Acreditamos que os acessórios não apenas complementam o visual, mas também contam histórias e refletem a personalidade de quem os usa. Nosso crescimento demonstra que as consumidoras não apenas confiam na qualidade e no design das suas CUFFs, mas também encontram na marca um espaço de identificação e pertencimento”, afirma Brenda Piccirillo, fundadora e curadora da CUFF.

Dentre as categorias mais vendidas, os brincos se destacam representando quase metade das vendas da marca, seguidos por anéis e colares. Além disso, as buscas no site apontam que argolas, piercings fake e pingentes estão entre os itens mais desejados. Nesse sentido, a tecnologia também tem sido uma aliada fundamental na jornada de compra da CUFF. A marca utiliza uma ferramenta de busca inteligente, a SmartHint, que otimiza a experiência das consumidoras, auxiliando na identificação de tendências e na definição de novas coleções alinhadas às preferências das clientes.

Com destaque para a mais recente coleção Lucky Girl, em 2024, a CUFF lançou 180 novos modelos com o diferencial de serem peças versáteis e atemporais facilmente combináveis entre si, alinhadas à tendência global de mistura de acessórios. As estratégias têm dado resultado. Em janeiro deste ano, a marca registrou um aumento de 3% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, e projeta um crescimento de 14% para o primeiro trimestre de 2025. 

“As consumidoras estão cada vez mais exigentes e buscam acessórios que sejam versáteis, duradouros e com identidade própria. Por isso, estamos constantemente atentas às tendências e às necessidades das nossas clientes, buscando inovar e oferecer produtos que atendam a essas expectativas, desde a produção artesanal e curadoria minuciosa até a experiência de compra”, conclui Piccirillo.

Sobre a CUFF

Fundada em 2019, a CUFF é uma marca brasileira de acessórios reconhecida pela sofisticação, qualidade e design atemporal. Com uma operação 100% online, a marca atende clientes em todo o Brasil e se destaca por seu compromisso com a excelência e a inovação no mercado de acessórios femininos. Para mais informações, visite: www.cuff.com.br.


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