Estratégias de comunicação eficientes
no ambiente digital podem levar a empresa aonde ninguém mais conseguiu chegar
A jornalista Rafaela Tavares Kawasaki, coordenadora de redes sociais da Smartcom – Inteligência em Comunicação, em Curitiba.
A transformação digital
está remodelando como as empresas operam, integrando tecnologias digitais em
todos os aspectos do negócio e promovendo mudanças significativas na entrega de
valor aos clientes. Essa mudança é um diferencial que influencia diretamente a visibilidade
da marca, o aumento da eficiência no processo comunicacional, impacta
diretamente na competitividade da empresa, expande as vendas e melhora sua reputação.
No entanto, para que essas mudanças sejam bem-sucedidas, é necessário enfrentar
e superar vários desafios.
Para a jornalista Rafaela
Tavares Kawasaki, coordenadora de redes sociais da Smartcom – Inteligência em
Comunicação, as estratégias digitais evoluem constantemente para atender a essa
demanda de mercado. Segundo Rafaela, uma das tendências percebidas é a
personalização das mensagens, uma prioridade crescente. “A saturação de
informações e a alta concorrência tornaram a personalização essencial. Os
consumidores estão buscando interações que se conectem com seus interesses e
necessidades específicas. Adaptar as mensagens a esses aspectos não só aumenta
o engajamento, mas também fortalece a lealdade à marca”, explicou.
Dificuldades
Apesar dos benefícios
evidentes da transformação digital, as empresas ainda enfrentam desafios
consideráveis. A falta de liderança estratégica, a resistência às mudanças e a
escassez de qualificações adequadas em tecnologia da informação são barreiras
que ainda precisam ser superadas. É neste cenário que pensar em comunicação de
uma maneira estratégica faz toda a diferença. Mas como comunicar com eficiência
e se tornar referência em meio a um mar de informações no ambiente digital?
As tendências emergentes
incluem o uso crescente de inteligência artificial, o atendimento omnichannel (em
diversos canais) e a exploração avançada de Big Data (conjunto de dados). Rafaela Tavares Kawasaki observa que a
capacidade de adaptação das empresas a essas inovações é decisiva para que se
tornem referência num ambiente tão saturado de informações. “Manter-se
atualizado é essencial para garantir que as empresas não apenas acompanhem, mas
liderem o mercado”, concluiu.
Clareza e relevância na
comunicação
Outro desafio significativo
abordado por Rafaela é a necessidade de manter a clareza e a relevância das
mensagens. “Com tanta competição por atenção, é essencial que as mensagens não
apenas se destaquem, mas também sejam pertinentes e alinhadas com o que o público
realmente deseja. A inovação deve ser equilibrada com uma comunicação que
ressoe autenticamente com os interesses do consumidor”, ressaltou.
A Smartcom, empresa que
presta assessoria de comunicação para empreendedores e companhias b2b dos mais variadores
setores do Brasil e do mundo há 15 anos, é um exemplo de fornecedor que se
destaca pela capacidade de integrar práticas inovadoras e personalizadas às estratégias
de comunicação que gerem resultados concretos. Segundo Rafaela Tavares Kawasaki,
se empenhar para conduzir o cliente em sua jornada digital que, muitas vezes, é
complexa e recortada, é fundamental para que as campanhas não apenas atinjam o
público desejado, mas também sejam eficazes em trazer lead qualificado para o
negócio, ou seja, novos clientes, na prática, escalabilidade e aumento de
faturamento.
Sobre a Smartcom:
Agência de comunicação 360°
com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no
exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa,
design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e
externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de
comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa
e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos
da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia,
entre outros.