SPIC Brasil anuncia selecionados da 3ª edição do programa Geração Inovação

Quatro projetos foram selecionados na terceira edição do programa Geração Inovação, que visa impulsionar um salto tecnológico no setor elétrico. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 8 milhões nos projetos. Os projetos se propõem a desenvolver soluções de Inteligência Artificial (IA), soluções em sensoreamento inteligente e predição de falhas, digitalização de modelos de navegação em 3D criando gêmeos digitais, dentre outros benefícios operacionais.


O programa Geração Inovação é uma iniciativa da SPIC Brasil, como parte da Chamada Pública do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A edição de 2024 buscou detectar soluções que que colaborem para maior eficiência operacional para a Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão, situada entre as divisas dos estados de MG e GO e operada pela SPIC Brasil, que, desde 2020, passa por investimentos de modernização que somam mais de R$ 1,2 bilhão.


“Fomentar a inovação no setor elétrico é um dos nossos principais compromissos com o um futuro mais limpo e eficiente. No Geração Inovação deste ano, nosso foco está em aprimorar a eficiência operacional da UHE São Simão através da Inteligência Artificial (IA) e modelagem 3D. Esses projetos não só fortalecem nossa operação, mas também contribuem significativamente para a transição energética e a sustentabilidade no Brasil”, comenta Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.


Nessa edição, o programa contou com mais de 70 projetos inscritos, entre startups, centros de pesquisa, universidades e empresas de base tecnológica, e deveriam propor soluções para os seguintes desafios:

  1. Análise contínua da qualidade de óleo hidráulico

  2. Monitoramento preditivo devido a cavitação

  3. Navegação em BIM integrado aos dados de O&M

  4. Análise automatizada de formulários de saúde e segurança.


Confira abaixo os parceiros e projetos selecionados nesta nova edição do Geração Inovação:


Tech Plus - iMachine Oil (desafio 1)

A Tech Plus propôs um projeto para monitorar em tempo real a qualidade do óleo hidráulico dos equipamentos da UHE São Simão. Os dados serão enviados para um software na nuvem, que usará Inteligência Artificial para identificar problemas e criar relatórios visuais.


Voith Hydro – Correlação entre a cavitação e perda de massa em turbinas Francis da UHE São Simão (desafio 2)

A Voith Hydro propôs monitorar em tempo real a cavitação em uma turbina da UHE São Simão. O objetivo é relacionar as indicações do sistema com a perda de material no rotor da

turbina.


Cortês e Simworkx – DIGIDAM-SPIC - Modelagem BIM para O&M (desafio 3)

A Cortês e a Simworkx propõem um sistema digital em nuvem para gerenciar operações e manutenção, usando tecnologia BIM. Isso permitirá prever e resolver falhas, com navegação em modelos 3D e integração com outros sistemas.


Radix - Análise de formulários utilizando IA (desafio 4)

A Radix propôs automatizar a análise de informações de documentos técnicos usando Inteligência Artificial. O sistema vai gerar relatórios e indicadores para auditorias e dashboards automáticos.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom