Para contornar déficit e altos preços, gigantes do chocolate buscam iniciativas sustentáveis para a produção de cacau

Fort Atacadista e Comper preparam ofertas especiais neste mês que se comemora o Dia do Chocolate

 

O Brasil é o 7° maior produtor de chocolate do mundo, atrás de países como Costa do Marfim, Gana e Equador. Pesquisas indicam que o cacau, matéria-prima do chocolate, teve origem nas florestas das regiões do rio Amazonas e do Orinoco, na Venezuela. Neste mês de julho, no dia 07, comemora-se o Dia do Chocolate, uma data especial para os amantes dessa iguaria apreciada em todo o mundo.


Em 2024, o cacau destacou-se como a commodity agrícola de maior valorização, atingindo um pico de 191% em 18 de abril. Contudo, apesar de ser o sétimo maior produtor mundial, o Brasil enfrenta um cenário de déficit, necessitando importar cacau, principalmente dos exportadores africanos. No último ano, o consumo de cacau no Brasil alcançou 253 mil toneladas, enquanto a produção nacional foi de 220 mil toneladas de cacau bruto.

 

A produção de cacau no Brasil é predominantemente realizada por pequenos produtores. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 93 mil produtores de cacau no país, a maioria composta por agricultores familiares, com propriedades que variam entre cinco e dez hectares.



Para enfrentar o desafio da oferta limitada, duas das principais marcas de chocolate do mundo estão comprometidas em utilizar cacau sustentável em toda a sua produção. De acordo com o Portal 360, a Nestlé anunciou que até 2025 pretende que todo o seu portfólio de chocolates seja feito a partir de produções que sigam práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa).

 

A Mondelēz International, detentora de marcas como Lacta e Milka, possui um programa global de sustentabilidade do cacau chamado Cocoa Life. Este programa visa criar comunidades agrícolas de cacau empoderadas e prósperas, capacitando agricultores com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo, garantindo o futuro do chocolate. O Cocoa Life está presente em seis países: Brasil, Gana, Costa do Marfim, Indonésia, Índia e República Dominicana.

 

Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, o Grupo Pereira, por meio das bandeiras Fort Atacadista e Supermercados Comper, preparou ofertas especiais para os apaixonados por chocolate. A lista de endereços das lojas Fort Atacadista você encontra em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas . A lista com os endereços dos Supermercados Comper está em: https://www.comper.com.br/institucional/nossas-lojas .

 

Sobre o Grupo Pereira

 

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com mais de 19 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

 

O Grupo Pereira tem 120 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 58 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 20 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

 

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.


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