Antes de saber quanto cobrar é preciso calcular quanto vai custar

A colaboração entre especialistas de diversas áreas tem se tornado uma prática comum para oferecer serviços de alta qualidade. Esta mesma realidade vem sendo adotada por escritórios de advocacia, com o objetivo de assegurar aos clientes mais agilidade do começo ao fim dos atendimentos.

Antes de formalizar qualquer acordo que envolva percentuais de ações em indicações ou a remuneração de advogados internos, é essencial realizar uma análise detalhada para garantir a viabilidade financeira da parceria. Beatriz Machnick ressalta que o primeiro passo é calcular o Custo Médio do Processo (CMP) do escritório.

Sustentabilidade Financeira na Advocacia Além do Faturamento

Para Beatriz Machnick, Especialista em finanças,  a sustentabilidade de longo prazo de um escritório de advocacia depende do lucro obtido em cada um dos  processos, não apenas do faturamento total. Ela alerta que o lucro pode ser comprometido se os percentuais de remuneração não considerarem todos os custos e despesas necessários.

Outra dica valiosa da especialista é manter uma planilha atualizada com todas as despesas mensais e o número de processos em andamento para uma avaliação precisa. Sendo essencial considerar o valor da hora do advogado, pois o tempo dedicado a cada processo também representa um custo adicional.

Calculando o Custo Médio do Processo (CMP)

O CMP deve abranger não apenas as custas judiciais, mas todos os gastos necessários para manter o escritório em operação, incluindo impostos, despesas de impressão, deslocamento, infraestrutura, limpeza, salários dos funcionários, entre outros. Machnick sugere o uso de ferramentas como simuladores no Excel para facilitar esses cálculos. Outra alerta é quanto a diferença entre processos ativos e processos em movimento, enfatizando que estes últimos demandam mais tempo e recursos.

Planejamento Estratégico para Minimizar Riscos Financeiros

Para evitar perdas financeiras significativas, é essencial multiplicar o CMP pelo tempo que cada processo permanece ativo, levando em conta despesas adicionais, como impostos gerados pela emissão da nota fiscal em caso de sucesso do processo.

Decisões Baseadas em Dados Concretos

Em consultorias a escritórios de advocacia no Brasil e no exterior, Beatriz Machnick reforça a importância de uma análise detalhada antes de firmar parcerias ou fazer indicações. Ela explica que embora essas colaborações possam trazer benefícios, é fundamental que todos os envolvidos estejam cientes dos custos envolvidos e que as decisões sejam embasadas em dados concretos e análises financeiras rigorosas.

 


Beatriz Machnick
 é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença nos 26 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

 

BM Finance Group - Desde 2012 o grupo atua como protagonista na formação de preços para escritórios de advocacia de todos os estados do Brasil. A CEO Beatriz Machnick é autora de uma tríade de livros de gestão na área: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Atualmente, a empresa tem a matriz em Curitiba e duas filiais: uma no Rio de Janeiro e outra em Nova Iorque. Contatos com a BM Finance Group podem ser feitos pelo telefone (041) 9 9192-4263 ou pelo site www.financasjuridicas.com.br.

 

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