Fibra Óptica: A verdade por trás desta solução que está transformando a indústria de telecomunicações

Em um mundo onde a informação viaja à velocidade da luz, a fibra óptica se tornou o meio de transmissão mais predominante na indústria das telecomunicações. E como todo avanço tecnológico, existem diversos mitos sobre seu funcionamento e capacidade. Por isso, os especialistas da Corning, empresa líder em fibra óptica, compartilham diferentes qualidades e características que desmentem mitos e revelam por que essa tecnologia é o componente fundamental das redes que usamos atualmente para transmitir voz, dados e vídeos em todo o mundo.

Mito #1: Todos os vidros têm a mesma composição

Após um século e meio de pesquisas sobre o vidro, existem milhares de patentes de tecnologias para esse material. Um único elemento adicionado ao vidro pode mudar significativamente suas propriedades. Por exemplo, o Dr. Robert Maurer, o Dr. Peter Schultz e o Dr. Donald Keck adicionaram sílica com titânio às hastes de vidro, resultando na invenção da fibra óptica de baixa perda, tecnologia que revolucionou a maneira como nos conectamos e comunicamos em todo o mundo.

Mito #2: O vidro só transporta sólidos ou líquidos

Ao pensar em recipientes de vidro, geralmente imaginamos uma xícara ou um frasco. No entanto, com a invenção da fibra óptica de baixa perda, são utilizadas finas fibras - como um fio de cabelo - para transportar dados, voz e vídeo através da contenção e do transporte de sinais luminosos. Cada fibra óptica, composta por uma área de transmissão de luz (o núcleo) e revestida com um material para contenção das ondas de luz (o revestimento), atua como um condutor para transportar informações e oferece uma capacidade de largura de banda quase ilimitada.

Mito #3: O vidro é frágil

Quando um copo cai acidentalmente, observamos como ele se quebra no chão em pedaços. É verdade que o vidro utilizado em produtos cotidianos pode ser frágil. No entanto, ao modificar as propriedades do vidro em nível molecular, os cientistas da Corning produzem produtos de vidro que são tão fortes quanto o aço. Cada centímetro de fibra óptica é testado por meio de um rigoroso processo de produção para determinar uma capacidade de tração de pelo menos 100.000 libras por polegada quadrada. Em vez de ser frágil, a fibra óptica é suficientemente durável para suportar a manipulação durante a instalação e a implementação em condições ambientais adversas.

Mito #4: O vidro é para janelas

Vemos o mundo através do vidro de nossas janelas e nos conectamos com o mundo através do vidro da fibra óptica. Desde sua invenção, há 50 anos, mais de 2 bilhões de quilômetros de fibra foram instalados em todo o mundo. Isso cria uma autopista informática que nos conecta instantânea e permanentemente com redes de comunicações globais através de dispositivos como computadores, smartphones, televisores de alta definição, sistemas de jogos, leitores eletrônicos e muitos outros.

Mito #5: O vidro não se curva

A fibra óptica é suficientemente flexível para se curvar em um raio tão pequeno quanto 5 mm. A Corning desenvolveu a ClearCurve, fibras ópticas para instalações e ambientes difíceis. Elas têm a capacidade de se curvar em esquinas apertadas e podem ser utilizadas em locais de difícil acesso sem diminuir seu desempenho. Em 2007, a revista Time designou este produto como uma das melhores invenções na indústria.

Mito #6: O vidro é de baixa tecnologia

A fibra óptica de baixa perda da Corning impulsionou a era da informação. Durante as últimas quatro décadas, aproveitou essa invenção inovadora para continuar desenvolvendo novas tecnologias de fibra para redes submarinas, de longo alcance, de fibra para o lar (FTTH) e empresariais que permitem comunicações mais rápidas, melhores e mais econômicas.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom