Dia das Crianças tem o potencial de impulsionar aproximadamente R$ 173 milhões na economia do Distrito Federal

Lojistas e consumidores estão otimistas em relação ao comércio no Dia das Crianças deste ano, de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pelo Instituto Fecomércio-DF.

                                                 

A pesquisa aponta que cerca de R$ 173 milhões podem ser injetados na economia do Distrito Federal, com um valor médio de R$ 88 mil a ser movimentado por empresas dos segmentos mais beneficiados pela data comemorativa. Além disso, é esperado um crescimento médio de 21,45% nas vendas em relação ao mesmo período de 2022.


A intenção de compra por parte dos consumidores também é positiva, com 67,7% planejando presentear as crianças. Entre os 32,3% que não planejam comprar presentes, as principais justificativas são a falta de uma criança ou adolescente para presentear e dificuldades financeiras.

A pesquisa também revela que a maioria dos comerciantes (61%) acredita que terá um desempenho melhor em comparação ao ano passado. Isso marca o segundo ano consecutivo em que a previsão de vendas maiores supera a de vendas iguais. Além disso, o pessimismo com vendas menores é quase nulo.

Sobre os preços dos produtos, a maioria dos lojistas (95,5%) pretende mantê-los, enquanto apenas 4,5% têm a intenção de aumentá-los, principalmente devido ao repasse de fornecedores ou aumento de impostos.

O ticket médio das compras será de R$ 161,80, um pouco menor do que o registrado em 2022. O segmento com o maior ticket médio é o de Eletroeletrônicos, seguido por ótica e lojas de brinquedos.

A pesquisa também revela que a maioria dos comerciantes (83,9%) planeja investir em estratégias de vendas para a data comemorativa, como diversidade de produtos, promoções, divulgação e vitrine temática.

Quanto aos consumidores, a média de gastos será de R$ 198,43, com a maioria optando por compras no crédito. Os produtos mais procurados para presentear as crianças incluem brinquedos, vestuário, calçados, doces e artigos para presentes.

O final de semana anterior ao Dia das Crianças será movimentado, com a maioria dos clientes fazendo compras aos sábados, seguidos por sextas e domingos. A maioria pretende fazer compras no período da tarde.

As lojas físicas de rua/bairro e de shopping são as opções mais populares para compras de Dia das Crianças, e os descontos/promoções e a qualidade do produto são fatores importantes para os consumidores.

A pesquisa foi realizada entre 8 e 28 de agosto de 2023 e incluiu entrevistas com consumidores e lojistas de diferentes segmentos comerciais.

Em relação ao desempenho do Dia dos Pais de 2023, a pesquisa pós-vendas do Instituto Fecomércio/DF revelou um crescimento de 21,3% em relação ao ano anterior. A maioria dos lojistas vendeu mais do que o esperado durante a data comemorativa, e a diversidade de produtos e promoções foram as estratégias mais utilizadas pelos comerciantes. A pesquisa também mostrou que 91% dos lojistas tiveram suas expectativas atendidas, apesar de uma queda no ticket médio em relação ao esperado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom