Para homenagear a cultura genuína da cidade há dois anos o Fort Atacadista firmou parceria com um grupo de grafiteiros para pintar a fachada lateral da unidade com imagens que representam pontos marcantes de Ceilândia
A região administrativa mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia, completa 52 anos nesta segunda-feira, 27 de março. A cidade satélite de Brasília dispõe de um comércio em constante crescimento e grande potencial imobiliário. O local foi escolhido pelo Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, para instalar uma de suas unidades há doze anos, em 31 de agosto de 2011. Atualmente Ceilândia abriga mais de 470 mil habitantes, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e foi a primeira cidade a receber uma loja do Fort no DF.
A chegada da unidade ao local trouxe comodidade e facilidades para os consumidores da região, principalmente para os comerciantes. O senhor Manoel Fernandes é proprietário de uma padaria que fica próxima ao Fort e lembra que antes da loja, comprar os ingredientes e abastecer a despensa da padaria era mais difícil. “Mudou bastante aqui depois que instalaram o Fort. Não tinha muita coisa, hoje em dia tem hotel, casa de construção e o mercado é completo, facilita muito pra gente comprar em quantidade, pelo televendas ou na própria loja, preço bom e o atendimento da gerência facilita a vida do comerciante”, disse Manoel.
De acordo com o gerente da loja, Huender Moreira, a unidade abriga quase 200 colaboradores atuando nos mais diversos setores do empreendimento. “Nossa equipe recebe treinamentos constantes tanto para renovar conhecimentos em suas áreas específicas, como também para atender cada dia melhor os clientes”, revela.
A presença nordestina em Ceilândia é forte. E isso se reflete nas manifestações artísticas que remetem à cultura popular do Nordeste. Entre elas estão o tradicional São João do Cerrado, os encontros de repentistas e cordelistas na Casa do Cantador e forrós comandados por trios de forró pé-de-serra, com a formação de sanfona, zabumba e triângulo. Para homenagear a cultura genuína da cidade, há dois anos o Fort Atacadista firmou parceria com um grupo de grafiteiros para pintar a fachada lateral da unidade com imagens que representam pontos marcantes de Ceilândia, destacando sua cultura local com arte em grafite.
Um dos autores é Carlos Astro do 1V2M (Uma vida, dois mundos). Entusiasmado, ele conta que desenvolve este trabalho para a rede de atacarejos, desde 2019 e tem orgulho em ver sua profissão reconhecida e valorizada. “Aqui trouxemos os principais pontos da nossa cidade. Passamos pela caixa d’água, pela feira, pelo bar, partimos para o tradicional dominó no centro de Ceilândia, comércios, a Casa do Cantador na Ceilândia Sul e terminamos com as frutas representando o Fort, empresa que acredita na nossa região e valoriza seus moradores”, comenta Astro.
O grafiteiro conta que transformar seu potencial em arte remunerada, numa profissão o ajudou a sair da pichação e hoje incentiva outras pessoas a usarem seu talento para o bem. “Já fui pichador, até que em 2001, com o projeto ‘Picasso não pichava’ eu descobri o quanto é bom sair do risco e ganhar dinheiro trabalhando na minha cidade. Com o grafite comercial você sai da violência, das drogas e da morte. E aqui é uma parceria bacana porque o Fort abastece a nós moradores que compramos no varejo e também ajuda o microempreendedor a trabalhar. É o tio do algodão doce, a boleira, o vendedor do espetinho, de hot dog que tem suas compras facilitadas, com bons preços e qualidade”, relata.
A loja do Fort Atacadista de Ceilândia passou por intervenções como a troca de equipamentos, balcões, expositores, frente de caixa, refrigeradores, câmara fria e ampliação do espaço que passou de 2.800 metros quadrados para 3.500 metros quadrados. Hoje oferece comodidades que vão desde o Televendas, o Açougue Carne Fresca até a Padaria Fort, onde os consumidores têm à disposição pão francês quentinho, além de bolos, doces e pão de queijo.
Fotos: Antoniel Freitas
A região administrativa mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia, completa 52 anos nesta segunda-feira, 27 de março. A cidade satélite de Brasília dispõe de um comércio em constante crescimento e grande potencial imobiliário. O local foi escolhido pelo Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, para instalar uma de suas unidades há doze anos, em 31 de agosto de 2011. Atualmente Ceilândia abriga mais de 470 mil habitantes, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e foi a primeira cidade a receber uma loja do Fort no DF.
A chegada da unidade ao local trouxe comodidade e facilidades para os consumidores da região, principalmente para os comerciantes. O senhor Manoel Fernandes é proprietário de uma padaria que fica próxima ao Fort e lembra que antes da loja, comprar os ingredientes e abastecer a despensa da padaria era mais difícil. “Mudou bastante aqui depois que instalaram o Fort. Não tinha muita coisa, hoje em dia tem hotel, casa de construção e o mercado é completo, facilita muito pra gente comprar em quantidade, pelo televendas ou na própria loja, preço bom e o atendimento da gerência facilita a vida do comerciante”, disse Manoel.
De acordo com o gerente da loja, Huender Moreira, a unidade abriga quase 200 colaboradores atuando nos mais diversos setores do empreendimento. “Nossa equipe recebe treinamentos constantes tanto para renovar conhecimentos em suas áreas específicas, como também para atender cada dia melhor os clientes”, revela.
A presença nordestina em Ceilândia é forte. E isso se reflete nas manifestações artísticas que remetem à cultura popular do Nordeste. Entre elas estão o tradicional São João do Cerrado, os encontros de repentistas e cordelistas na Casa do Cantador e forrós comandados por trios de forró pé-de-serra, com a formação de sanfona, zabumba e triângulo. Para homenagear a cultura genuína da cidade, há dois anos o Fort Atacadista firmou parceria com um grupo de grafiteiros para pintar a fachada lateral da unidade com imagens que representam pontos marcantes de Ceilândia, destacando sua cultura local com arte em grafite.
Um dos autores é Carlos Astro do 1V2M (Uma vida, dois mundos). Entusiasmado, ele conta que desenvolve este trabalho para a rede de atacarejos, desde 2019 e tem orgulho em ver sua profissão reconhecida e valorizada. “Aqui trouxemos os principais pontos da nossa cidade. Passamos pela caixa d’água, pela feira, pelo bar, partimos para o tradicional dominó no centro de Ceilândia, comércios, a Casa do Cantador na Ceilândia Sul e terminamos com as frutas representando o Fort, empresa que acredita na nossa região e valoriza seus moradores”, comenta Astro.
O grafiteiro conta que transformar seu potencial em arte remunerada, numa profissão o ajudou a sair da pichação e hoje incentiva outras pessoas a usarem seu talento para o bem. “Já fui pichador, até que em 2001, com o projeto ‘Picasso não pichava’ eu descobri o quanto é bom sair do risco e ganhar dinheiro trabalhando na minha cidade. Com o grafite comercial você sai da violência, das drogas e da morte. E aqui é uma parceria bacana porque o Fort abastece a nós moradores que compramos no varejo e também ajuda o microempreendedor a trabalhar. É o tio do algodão doce, a boleira, o vendedor do espetinho, de hot dog que tem suas compras facilitadas, com bons preços e qualidade”, relata.
A loja do Fort Atacadista de Ceilândia passou por intervenções como a troca de equipamentos, balcões, expositores, frente de caixa, refrigeradores, câmara fria e ampliação do espaço que passou de 2.800 metros quadrados para 3.500 metros quadrados. Hoje oferece comodidades que vão desde o Televendas, o Açougue Carne Fresca até a Padaria Fort, onde os consumidores têm à disposição pão francês quentinho, além de bolos, doces e pão de queijo.
Fotos: Antoniel Freitas
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