Luiz Inácio Lula da Silva e a deputada Márcia Lia. Ela disse que Lula vai criar o Ministério da Mulher e da Igualdade Racial
Texto escrito pelo jornalista Walter Brito
No apagar das luzes da eleição mais disputada na história do Brasil que ocorrerá amanhã, 30/10/2022, fomos entrevistar a advogada, e deputada Márcia Lia (PT/SP) na Assembleia Legislativa de São Paulo - Alesp, o maior e mais importante parlamento estadual da América Latina, constituído de 94 parlamentares.
Material de Márcia Lia e Haddad na campanha. Ela disse: " Temos que eleger Haddad, pois vamos impedir milicianos do DF mudarem para São Paulo"
No edifício da Alesp transitam 5 mil pessoas diariamente. É lá também que se decide quase 1/3 dos problemas da nação, visto que o Estado de São Paulo é a grande locomotiva que empurra para frente e com muita força o país descoberto por Pedro Álvares Cabral, aos 33 anos de idade no ano de 1500.
A deputada Márcia Lia começou na política assessorando o prefeito de Araraquara Edinho Silva
A advogada e historiadora de Araraquara tem muita coisa pra contar a paulistas e paulistanos, embora esteja na política por pouco mais de duas décadas. Portanto, desde 2001 ela combate o bom combate a favor da democracia, ocasião em que implantou o Orçamento Participativo na prefeitura de Araraquara / SP então governada por Edinho Silva, que também é o atual prefeito.
Jornalista Walter Brito e a deputada Márcia Lia. Ela nos disse: "o filho do trabalhador negro tem que estudar na mesma escola do filho do empresário branco e rico"
Ela tornou-se vereadora pelo PT em 2008, quando obteve 2.541 votos dos araraquarenses de todos os cantos. Reeleita com 108.587 votos para o exercício do terceiro mandato de deputada estadual, ela nos recebeu com muita simpatia, quando disse de pronto que na sua luta nos dois primeiros mandatos ela abriu um diálogo forte e efetivo com o interior de São Paulo, no que diz respeito a agricultura familiar, moradia, a questão energética, bem como a criação de algumas frentes parlamentares, tais como:
a) Frente parlamentar na defesa da democracia;
b) na defesa da reforma agrária;
c) na defesa da agricultura familiar;
d) na defesa da segurança alimentar;
e) regularização fundiária na área urbana e rural.
A deputada Márcia e o esposo e médico Nicolino Lia Júnior
Ela se referiu também a uma comissão inédita que ela contribuiu para que fosse criada na Alesp, a Comissão Parlamentar em defesa das mulheres:
"Lutamos efetivamente e de forma prioritária no combate à violência contra a mulher, trabalhamos a favor da paridade de salários. Neste caso muitas mulheres que desempenham os mesmos trabalhos que os homens e ganham salários inferiores, o que é uma grande injustiça! Precisamos criar mais delegacias para atender o sexo feminino, além da criação de políticas públicas que favoreçam a mulher" , afirmou a advogada e deputada.
A Deputada Márcia luta para Haddad governar o Estado de São Paulo. " A esquerda nunca governou o Estado de São Paulo, a hora é agora", disse a deputada nascida em Araraquara
Quando indagamos a parlamentar sobre sua atuação na área da saúde pública, ela foi rápida, não tergiversou e explicou de forma objetiva e didática:
"Infelizmente sofremos por termos governando o nosso Estado por quatro décadas, o mesmo partido. A esquerda nunca governou efetivamente o Estado de São Paulo. A administração do mesmo partido nesse longo período foi o caos em todos os sentidos, inclusive uma das classes mais prejudicadas na saúde pública foi o servidor público.
É uma classe em que todos esses governos não cumpriram suas promessas, logo, o IAMPES, que teria que atender bem esta categoria profissional que toca a maior administração pública da América Latina, o IAMPES deixa a desejar. No nosso mandato fizemos um trabalho de apoio efetivo às Santas Casas nos últimos oito anos.
As referidas instituições salvam muitas vidas e atendem milhares de pessoas diariamente em muitos municípios de nosso Estado. Atendemos também os pleitos de prefeituras destinando emendas para a saúde e outros setores. Além disso, fazemos o elo entre prefeitos e prefeitas com os poderes constituídos do Estado e do governo federal, principalmente na área de agendamentos.
Faço parte de três importantes comissões parlamentares: direito da pessoa humana, defesa da mulher e meio ambiente. No próximo mandato teremos um olhar especial para a educação e saúde no Estado de São Paulo", argumentou Márcia Lia.
Este Jornalista Walter Brito e o ex-presidente Lula numa foto do famoso Ricardo Stuckert. "Acredito que a maioria quase absoluta dos jornalistas e comunicadores de nosso país votarão no Lula da Silva, filho de dona Lindu"
Quando a pergunta se referiu à eleição de amanhã, domingo, dia 30 de outubro, a parlamentar brilhou os olhos, tomou um gole d'água para refrescar a garganta e afirmou:
"Senhor Jornalista Walter Brito, eu não tenho dúvidas de que o Lula foi o melhor presidente do Brasil em todos os tempos, por isso ele precisa de mais um mandato que certamente será a sua melhor administração. Foi ele o maior construtor de políticas públicas para a classe trabalhadora, para os menos favorecidos que precisam de políticas públicas, para a mulher que é a protagonista da pandemia que equilibrou psicologicamente os 688 mil lares que perderam seus entes queridos para a nefasta Covid-19.
A mulher neste sentido de perda repentina tem mais equilíbrio que o homem. Foi ela também quem ajudou a levar comida para casa quando o seu companheiro perdeu o emprego, diminuiu seus ganhos ou sua empresa faliu nos quase três anos da Pandemia da Covid-19 que ainda não acabou. Foram mulheres de todos os segmentos na luta para vencer a pandemia, pois a mulher pode tudo: faxineira, motorista de caminhão, cabeleireira, costureira, cozinheira, médica, advogada, engenheira, administradora de grandes empresas, na área pública e privada.
Por isso o presidente Lula, que tem sensibilidade, vai criar no seu terceiro mandato o Ministério da Mulher e o Ministério da Igualdade Racial, pois o povo preto precisa ter o seu lugar na história, ser respeitado, e o filho do trabalhador negro tem que estudar na mesma escola que o filho do empresário branco e rico", salientou deputada Márcia Lia.
Assista parte da entrevista
É o que pregou Matin Lutter King:
"Quero que um dia os meus filhos sejam julgados pelo seu caráter e não pela cor de sua pele". Neste sentido aproveito para me solidarizar com o cantor Seu Jorge que foi discriminado no Rio Grande do Sul pela cor de sua pele. Racismo é crime e tem que ser punido pela Lei Caó, número 7.716," disse de forma indignada a deputada Márcia Lia.
Finalmente a parlamentar, que tinha mais um compromisso agendado, se despediu:
"Quero pedir aos paulistas e paulistanos para lutar com todas as forças até às 17 horas desse domingo para elegermos Lula da Silva - 13, presidente do Brasil e Fernando Haddad - 13, governador de São Paulo.
A Deputada Márcia Lia é uma forte combatente também no plenário da ALESP
Vamos virar o voto a favor de Haddad até o último minuto. Pois com Lula presidente, os milicianos de Brasília já estão de olho num possível sucesso de Tarcísio aqui em São Paulo. Por isso, se o Tarcísio vencer, São Paulo será a capital dos milicianos. Vamos portanto eleger Haddad com maioria ampla. E mais, é muito grave o bolsonarista Roberto Jefferson enfrentar com granadas e mais de 50 tiros de fuzil a nossa Polícia Federal, quando foram feridos dois agentes.
O atual presidente da República pediu o seu ministro da Justiça para socorrer Roberto Jefferson. É o fim do mundo, o presidente de um país grande e poderoso como o nosso, permitir que 33 milhões de pessoas passem fome, e ainda tem a audácia de ordenar seu ministro da Justiça a proteger bandido", concluiu a deputada Márcia Lia.