Em reunião com os Síndicos do Noroeste, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos), afirmou que a lei Nossa Quadra é uma política pública que tem como objetivo de revitalização de quadras do DF junto com moradores
Quando brasília foi projetada seu eixo residencial dispunha de características que faziam que áreas públicas possuísse livre circulação além da possibilidade de ter próximo de casa padaria, farmácia, clube, igreja, quadras esportivas e parques infantis. A manutenção dos espaços públicos ficava por conta exclusiva do GDF
Com a política pública Chamada de Nossa Quadra (Lei Nº 6.915, de 28 de Julho de 2021) sancionada será possível a união de esforços na atuação do poder público junto organizações da sociedade civil para revitalizar ou conservar as inúmeras áreas públicas existentes nas quadras residenciais do Noroeste.
Fotos: Rogério Lopes.
“Queremos estimular a participação comunitária por meio das prefeituras das quadras e associações de moradores. A ideia é que os próprios moradores tenham autonomia para cuidar das áreas de lazer e de convívio, que são também locais de intercâmbio social e cultural dos cidadãos”, afirmou o parlamentar ao agradecer aos colegas a aprovação da matéria.”comentou Delmasso.
Atividades Contempladas
- jardinagem, capinagem e roçagem das áreas verdes;
- instalação, manutenção e acessibilidade de calçadas;
- instalação e manutenção de pontos de encontro comunitários;
- manutenção de quadras poliesportivas;
- manutenção de parques urbanos;
- manutenção de meio-fio;
- instalação de lixeiras;
- instalação e manutenção de parques infantis;
- instalação e manutenção de academias públicas comunitárias e academias de terceira
- idade;
- instalação e manutenção de ciclovias;
- podas de árvores;
- varrição e limpeza das áreas públicas;
- instalação e manutenção de lixeiras para coleta seletiva;
- implantação de coleta seletiva;
- instalação e manutenção de sistema de videomonitoramento;
- instalação e manutenção de lixeiras para restos de cigarros;
- projeto socioeducativo e socioambiental.
Em conjunto com associação de moradores, prefeituras e conselhos comunitários e cooperativas habitacionais, as quadras do Distrito Federal ganharão nova cara. A partir de agora, após a lei n.º 6915 de 2021 ser sancionada na última semana, o pode público poderá receber apoio das organizações.
Serão feitos serviços de jardinagem, roçagem, manutenção de pontos de encontro, quadras poliesportivas, parques e demais instalações de uso comunitário. “O crescimento populacional exige do Poder Público uma melhoria na qualidade dos serviços públicos e na manutenção nas cidades”, diz Delmasso (Republicanos), autor da lei.
Dessa forma, o Governo estabelecerá vínculos com as comunidades, facilitando no levantamento de necessidades e agilizando o processo de manutenção, que por vezes, é lento e ineficaz. A transferência de recursos também facilitará a manutenção e instalação dos espaços, que são relevantes no convívio comunitário.
“A respectiva política pretende unir esforços de atuação do poder público e das organizações da sociedade civil para revitalizar ou conservar as inúmeras áreas públicas existentes nas quadras residenciais do Noroeste”, falou Delmasso.
Na reunião com síndicos do Noroeste, Delmasso compartilhou com eles informações sobre a Lei 6.915/2021, de sua autoria, chamada de Nossa Quadra. Ele explicou como os síndicos podem acessar a “Nossa Quadra” em prol do Noroeste e quais providências precisam ser tomada para o andamento.