Um luta antiga do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos), começa a sair do papel. Já está marcada para 3 de março, a licitação que prevê pavimentação, drenagem urbana, meios-fios, calçadas, sinalização horizontal e vertical e bacia de detenção
Foto: Rogério Lopes.
Após conclusão, em 2021, das obras de infraestrutura dos lotes 02 e 03 do Setor Habitacional Bernardo Sayão, o Governo do Distrito Federal (GDF) inicia o ano com mais uma excelente notícia para os moradores da região: o lançamento da licitação para contratar a empresa responsável pelas obras de infraestrutura do Lote 01 do Setor. O certame está marcado para 3 de março.
Em verde, a área que receberá os serviços | Arte: Divulgação/Secretaria de Obras
Serão investidos R$ 22.498.208,69 em serviços de pavimentação, drenagem urbana, meios-fios, calçadas, sinalização horizontal e vertical e na construção de uma bacia de detenção. A previsão é que tudo esteja concluído em cinco meses, contados do primeiro dia útil após a emissão da ordem de início dos serviços, emitida pela Secretaria de Obras.
O GDF tem intensificado os trabalhos em busca de soluções para as obras que tiveram serviços suspensos ou paralisados em gestões anteriores. Para execução dos serviços de infraestrutura, o Setor Habitacional Bernardo Sayão foi dividido em cinco lotes. Após a licitação feita em 2015, devido a diversos imbróglios jurídicos, a obra teve início pelo Lote 2, em outubro de 2018, antes de ser paralisada novamente.
“As obras haviam sido suspensas em função de alterações no projeto executivo, sabemos dos transtornos ocasionados pela realização de obras em uma cidade já habitada e em funcionamento. No entanto, estamos buscando juto ao GDF conclusão dos serviços de forma acelerada, pois só assim será possível acabar com os problemas de poeira e alagamentos, assim como avançar na regularização do Setor”, comenta o deputado Delmasso, morador e representante do Guará na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Desde 2019, a Secretaria de Obras tem trabalhado com afinco com a meta de encontrar soluções para as obras em lotes com serviços suspensos ou paralisados devido à má condução dos processos em gestões anteriores. Retomadas em julho de 2019, as obras nos lotes 2 e 3 do Setor Habitacional Bernardo Sayão estão concluídas. Foram feitos serviços de drenagem, pavimentação, sinalização horizontal e calçadas.
Parte dos R$ 56 milhões investidos nas obras da região é originária dos cofres da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O órgão tem trabalhado para que, em breve, o Bernardo Sayão seja o próximo setor a entrar em processo de venda direta. A entrega de infraestrutura básica também faz parte desse enorme esforço de regularização fundiária do local.