Detran Digital: é a tecnologia a serviço do cidadão



Toda tecnologia tem uma fase de adaptação e mudança de paradigmas, com o Detran Digital também é assim, o sistema foi lançado no dia 6 de agosto de 2020, o Projeto Detran Digital é um conjunto de inovações tecnológicas que tem como objetivo facilitar o acesso aos nossos serviços pela Internet, com o novo Portal de Serviços e com o aplicativo Detran Digital. Como muita gente ainda não se adaptou a essas mudanças bruscas, que vem para facilitar a vida do cidadão, uma vez que em um simples clique, você cidadão poderá resolver diversos problemas com o Detran/DF. Confira abaixo os serviços que são disponibilizados no App e Portal de Serviços



Hoje, o Detran disponibiliza mais de 30 serviços no portal e no aplicativo Detran Digital. "Já temos 450 mil usuários cadastrados. Fizemos essas inovações com um grande projeto de planejamento de tecnologia da informação, com uma estrutura própria, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT Detran)", destacou o diretor-geral.

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, afirmou que durante o processo de desenvolvimento do Detran Digital serviram como modelos os sistemas de grandes instituições bancárias do país: "Mesmo na primeira fase, estamos iniciando com o patamar de segurança de grandes bancos. Na segunda fase, será preciso a prova de vida e a terceira fase será a transação completa de um serviço, como por exemplo, uma vistoria veicular. Zélio Maia enfatizou que o Detran é um prestador de serviço e que muitas vezes cobra por ele.

Não estamos fazendo nenhum favor para a população, estamos apenas tratando como cliente que busca o serviço que só o Detran pode prestar, então nada mais justo de que essa prestação de serviço seja a mais digna e rápida possível", afirmou o diretor.

O departamento lançou recentemente o Primeiro Emplacamento Inteligente (PEI), que vai permitir o emplacamento de veículos ainda na concessionária, por meio do CPF do comprador e da nota fiscal. Em caso de empréstimo, o usuário deverá apresentar também o contrato de financiamento.

É importante destacar que as plataformas possuem serviços de livre acesso, como os agendamentos, por exemplo. Mas para utilizar todas as funcionalidades disponíveis, é necessário fazer a prova de vida pelo celular.

Ao baixar o aplicativo no celular e realizar a prova de vida, que nada mais é do que tirar fotos do seu rosto, é enviado e-mail em até 48h com a confirmação do procedimento.

Portal de Serviços
Para acessar o Portal de Serviços, clique no link a seguir (https://portal.detran.df.gov.br/) ou no banner Detran Digital, na parte superior da página inicial do site www.detran.df.gov.br, conforme a imagem abaixo.

O aplicativo
O aplicativo Detran Digital está disponível para download nas lojas virtuais: App Store e Google Play.

 Objetivo
O objetivo final do DETRAN/DF é zerar as filas nos postos de atendimento ao público. Até o final do ano serão oferecidos mais de 50 serviços online. Neste primeiro momento, estão disponíveis.

Primeiro Emplacamento Inteligente
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que pretende, em breve, digitalizar todo o processo de transferência de veículos usados entre pessoas físicas. O órgão lançou o Primeiro Emplacamento Inteligente (PEI) de veículos novos, que acontece diretamente na concessionária, sem a interferência de terceiros.

O PEI consiste no registro simplificado e imediato no sistema do Detran de veículos novos adquiridos junto a concessionárias do Distrito Federal.

Segundo o órgão, a inovação vai facilitar o dia a dia do cidadão, que não precisará mais ir ao Detran para emplacar veículos zero quilômetros (km). A Instrução n° 350, que trata do PEI, foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, as inovações tecnológicas implementadas e em estudo pelo órgão têm promovido agilidade e desburocratização na relação entre a autarquia, cidadãos, empresas e outras entidades. As concessionárias deverão recolher somente as taxas de serviços relacionadas ao registro do veículo zero km, à consulta à base de dados nacional e à autorização de estampagem da placa.

No caso do PEI, a concessionária vai informar ao Detran, via sistema, os dados pessoais do comprador, o chassi do veículo e informações do contrato de financiamento, se houver. Automaticamente, serão gerados o número da placa do veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento Eletrônico (CRLV-e).

"A partir de agora, quem compra carro zero, por exemplo, já sai da loja com o veículo registrado, com o CRLV-e disponível no aplicativo Detran Digital e com o número da placa. E o principal: sem a intervenção de terceiros e sem custos a mais para o consumidor", destaca Maia.

Para o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), Arcélio Júnior, a iniciativa representa avanço rumo à desburocratização do setor. "O PEI tem pilares importantes: agilidade, desburocratização, simplificação dos serviços para o consumidor e sem aumento de custos para o cidadão. Antes, o cidadão precisava esperar dias ou horas para sair com o carro emplacado, agora em alguns minutos já está com tudo resolvido. É um projeto pioneiro no Brasil", disse.

Como aderir ao PEI
As concessionárias interessadas em oferecer a facilidade do emplacamento digital aos seus clientes devem ser legalmente constituídas e registradas no Distrito Federal. Para fazer a adesão ao PEI, é necessário apresentar a documentação exigida na Instrução nº 350, nas unidades do Detran que possuem o serviço do protocolo:

A empresa que atender aos requisitos será considerada apta e terá direito a até duas autorizações de acesso ao sistema informatizado do Detran, válidas por 12 meses, podendo ser renovadas, desde que comprovadas as exigências definidas acima.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom