Alta na venda de imóveis mostra aquecimento do setor, mas é preciso ter cautela na hora de contratar uma empresa
Economia, planejamento e esforço. Com a pandemia, muitas pessoas investiram no sonho da casa própria. Uma pesquisa encomendada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e feita pela Brain Inteligência Estratégica, a venda de imóveis teve alta de 21,4% em todo ano passado. Sendo o quarto aumento consecutivo do setor.
Mas isso pode virar pesadelo em um piscar de olhos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de contratar a construtora responsável pelo projeto da sua vida. Além de ser uma decisão importante, a compra de um imóvel significa um alto investimento de valor não apenas financeiro, mas também pessoal.
Marlus Franco, proprietário da AMG Engenharia, explica como é possível ser enganado por empresas do ramo. "O maior erro é não pesquisar. É preciso verificar todos os passos, conhecer antecedentes, outros projetos, equipe técnica, estrutura da empresa e as tecnologias usadas para a prática construtiva", ressalta o especialista em construção civil.
Para o empresário, a pressa é inimiga da perfeição. “Pesquise tudo que puder sobre a empresa e espere o tempo que for necessário para fechar o negócio. É um investimento muito alto e, surgem cada vez mais, pessoas ludibriadas por empreendimentos fantasiosos ou inacabados”, reitera.
Além da decepção de levar um golpe e o prejuízo financeiro, também há uma lista enorme de problemas para resolver. O primeiro deles é achar uma empresa que aceite terminar o serviço. “Os imóveis, geralmente, estão em condições ruins, com projetos mal feitos, mal construídos e com materiais de baixa qualidade. É muito difícil encontrar outra empresa séria que esteja disposta a corrigir um empreendimento assim e continuar um trabalho que não planejou”, aponta o empresário.
Em caso de obras abandonadas, os lesados podem processar as empresas por estelionato e danos morais. Para atrasos, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber de volta tudo o que pagou, com correção monetária.
Previna-se. Dicas para escolher uma construtora:
Pesquise
Procure saber tudo sobre a empresa, antes de contratar. Comentários na internet, antecedentes, projetos anteriores e se a construtora tem algum processo.
Pergunte tudo
Sinta-se à vontade para perguntar tudo que quiser e não deixe nenhuma dúvida.
Vá atrás de um especialista
É possível procurar consultores e advogados para saber de todos os seus direitos contratuais.
Sem pressa
Por ser um grande investimento, é preciso avaliar com cautela todos os passos a serem dados. Não tenha pressa e escolha a sua melhor opção.
Conheça a saúde financeira da empresa
Investigue se a construtora tem processos, projetos atrasados ou se já entrou com pedido de falência. Todo cuidado é pouco.
Visite outros projetos da construtora
Veja como andam os empreendimentos da empresa e como as obras funcionam.
Saiba de todos os detalhes da construção
Fechou negócio? Veja a planta do projeto, tenha ciência dos materiais que serão utilizados, impostos, desenvolvimento da obra e converse com todos os envolvidos no processo. Também é importante visitar, com frequência, o empreendimento.
Leia todos os documentos atentamente
E o mais importante: nunca assine nada sem ler.