Depois de muita articulação do deputado Delmasso (Republicanos), que solicitou em diversos orgãos do GDF a retomada dessa obra esperada há anos por moradores, síndicos e investidores da região do Park Sul
Fotos:Ricardo Bernardino.
Um acordo entre governo e incorporadoras que ergueram prédios residenciais no Setor de Garagens, Concessionarias e Veículos Sul, também conhecido como Park Sul, o projeto prevê a para o lugar. O GDF quer melhorar infraestrutura para incentivar mais investimentos na região.
Esse é mais um compromisso assumido e cumprido pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), com os moradores do Park Sul, fruto da parceria sólida e produtiva que o parlamentar estabeleceu com os síndicos do bairro.
“Depois de concluídas, as obras de infraestrutura do novo bairro Superquadra Park Sul-SQPS, serão importantes para consolidar o bairro e buscar mais investimentos e equipamentos públicos para a região”, ressaltou o deputado Delmasso.
Delmasso também é o autor do PL 923/2020, que tem por objetivo propor a alteração da denominação dada ao Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos-SGCV para a nova denominação Superquadra Park Sul-SQPS,
A mudança é resultado de inúmeras reivindicações de moradores da localidade, sendo importante registrar que atualmente a localidade abriga a instalação de complexos residenciais, hotéis, shoppings, concessionárias e garagens. Assim a proposta visa dar ao setor uma denominação que melhor atenda as necessidades da população local.
Um pool de secretarias e construtoras vai tirar da gaveta o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2009 para levar desenvolvimento a duas regiões que estão entre as mais importantes do Distrito Federal: os setores de Garagem e Concessionárias e Veículos (SGCV) e de Oficinas Sul (SOF Sul).
O acordo entre governo e incorporadoras que ergueram prédios residenciais no Setor de Garagens, Concessionarias e Veículos Sul – também conhecido como Park Sul – prevê a construção de galerias de águas pluviais e recuperação asfáltica para o lugar.
A obra vai custar R$ 35 milhões, dinheiro que será bancado pelas empresas. “Por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), as empresas se comprometeram a arcar com o valor assinando um TAC. Fazemos reuniões quinzenais e aprovamos os projetos apresentados pelas empresas”, disse o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Em contrapartida, o GDF vai realizar as mesmas melhorias no Setor de Oficinas Sul, vizinho ao SGCV. Serão implementados 6,4 mil metros de drenagem e 9,7 mil metros de pavimentação. A previsão é que a obra custe R$ 25 milhões.
Os recursos virão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A instituição é parceira do Governo do Distrito Federal na fomentação de melhorias em áreas de Desenvolvimento Econômico.
A secretaria quer incluir o SOF Sul no acordo atual com o BID, em que o GDF conseguiu US$ 71 milhões para realizar obras de infraestrutura nas ADEs, como a implantação de asfalto, linha de energia elétrica e redes pluviais.
Para custear as obras no SOF Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tentará convencer o representante do BID em Brasília para incluir o SOF Sul no Pró Cidades: Programa de Desenvolvimento Econômico do DF, que utiliza parte dos recursos internacionais para executar obras de infraestrutura nas cinco ADEs: três em Ceilândia, uma em Santa Maria e uma no Gama.
“O secretário de Obras entrou em contato conosco dizendo que lá no SOF Sul é uma outra área de desenvolvimento econômico. Nós fizemos avaliação da possibilidade de inserção dessa obra no programa. Começamos uma negociação com o BID para pegar o saldo de recurso existente para a execução dessa obra”, disse a subsecretária de Apoio às Áreas de Desenvolvimento Econômico, Maria Auxiliadora.
De acordo com Luciano Carvalho, apesar de o SOF Sul não se localizar numa ADE, a área se enquadra no perfil, por seu potencial de atrair empresas. “Temos o projeto e licenças ambientais. O Setor de Oficinas se enquadra muito nesse perfil de ADE. Então, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está renegociando o seu contrato com o BID e há uma possibilidade grande de a gente conseguir incluir o SOF dentro desse programa”, detalha Luciano.
Alagamentos
Numa breve caminhada pelas ruas do SOF Sul, dá para perceber os remendos no asfalto e o consequente desnível que ele provoca na maioria das ruas. Mas o maior problema mesmo são os constantes alagamentos.
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