Infelizmente está sendo comum a polícia descobrir envolvimento de funcionários em arrastões e outros tipos de roubos dentro dos condomínios
Pensa comigo, você abriu uma vaga para porteiro ou auxiliar de serviços gerais e apareceu um currículo muito bom mais você não sabe de onde veio, simplesmente deixaram na portaria. O Síndico inexperiente agenda um horário no condomínio para conhecer o candidato e gosta muito do perfil porque consta que ele já trabalhou em vários condomínios (apesar dele não ter ligado em nenhum para confirmar a veracidade ou satisfação dos serviços. Pode ser mentira). O rapaz ou moça é simpático, é seguro, fala bem, etc… Ótimo, está contratado (não faz nenhuma análise de documentos ou de checar as informações). Pode providenciar a documentação porque você vai começar de imediato.
Esse teatro acima é apenas para ilustrar uma coisa que acontece todos os dias em muitos condomínios Brasil a fora. Muitas vezes você pode estar contratando um fugitivo, um bandido de quadrilha que está entrando no condomínio apenas para conhecer e passar as informações. Muitas vezes esse tipo de funcionário entra e sai e o síndico não percebe que era um bandido.
Você acha que esse tipo de contratação acontece só com funcionários? Não, acontece com síndicos também. Muitos condomínios contratam um “Síndico Profissional” bandido que está respondendo a vários processos de outros condomínios e ninguém sabe porque a grande maioria não faz nenhuma análise mais aprofundada antes de contratar.
Sabe o que é interessante? Em condomínio nada é levado a sério como deveria. Quando você é contratado em uma empresa, até mesmo pequena, o empregador descobre as informações até dos seus antecedentes. Busca e confere todos os documentos e todas as informações antes de contratar. Por que em condomínios é diferente? Não é um empregador também?
Pense nisso. Sempre ofereça todos os nada constas possíveis às assembleias que você for participar como candidato a sindico e leve o mínimo de segurança para quem não te conhece. Faça isso também quando de tratar de contratações feitas por você. No caso de funcionários já contratados, faça essa pesquisa ao menos uma vez por ano e guarda. Conhece aquele ditado que diz: “quem vê cara não vê coração” ou “quem vê cara não vê aids” reflita sobre isso e faça o que é correto.
Cidades e Condomínios por Celso Eduardo