O principal objetivo do estande é levar, ao público frequentador do shopping, noções e conceitos de sustentabilidade
O WWF-Brasil inaugurou, no dia 4 de maio, o “Espaço WWF”, um estande no CasaPark que terá como objetivo promover as ações, campanhas e iniciativas de conservação da natureza desenvolvidas pela organização ambientalista.
O espaço estará aberto para visitação pública, em que estarão expostos no local diversos produtos relacionados ao Programa Madeira é Legal, iniciativa do WWF-Brasil que promove o uso sustentável e responsável da madeira na construção civil.
O estande foi feito com o material usado na fachada de Casa Cor Brasília 2016. A proposta foi reaproveitar a madeira do evento, colocando em prática os conceitos de sustentabilidade e de exploração responsável dos recursos naturais. O índice de aproveitamento daquela estrutura no novo espaço foi de 90%, segundo os responsáveis técnicos pela obra.
Tecnologias
O Espaço WWF tem 20 metros quadrados, mas possui um teto que avança sobre as áreas comuns do shopping e soma uma área total de 115 metros quadrados. A intervenção no telhado do centro de compras é uma proeza da engenharia: tem a primeira viga estrutural em madeira com dupla curvatura do Brasil.
Para montar o estande, foram usados 10 metros cúbicos de madeira, divididos em mais de 500 peças, tanto estruturais quanto decorativas. Aproximadamente 6 toneladas de carbono estão estocadas no estande – contribuindo, assim, para minimizar os prejuízos causadas pelas mudanças climáticas.
Em sua montagem, o estande junta duas tecnologias: a madeira laminada colada, que permite desenhos em curvas nas peças de madeira e foi usada no teto; e o aproveitamento de madeira tropical, que constitui o piso e os elementos decorativos. A madeira laminada colada é de eucalipto (pinus) e a madeira tropical é o cambará, também conhecido como mandioqueira.
Possibilidades
A concepção e execução do projeto foram feitos pela empresa Casacerta Arquitetura e Construção, de Brasília (DF). Um dos responsáveis pela obra foi o arquiteto Roberto Lecomte.
Para Ricardo Russo, especialista de conservação do WWF-Brasil, o principal objetivo do estande é levar, ao público frequentador do Casapark, noções e conceitos de sustentabilidade. “Queremos mostrar que o uso responsável da madeira na construção pode contribuir na gestão das florestas brasileiras, ajudando na conservação da biodiversidade e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou Ricardo.
A coordenadora de Marketing do CasaPark, Josie Fedrigo, lembrou que a parceria entre o WWF-Brasil e o centro de compras vem desde o início de 2016. “Já realizamos conjuntamente exposições e ciclos de palestras, todos voltados para a divulgação do uso responsável da madeira na arquitetura. A inauguração do estande é um passo importante para aprofundar e consolidar esta parceria”, disse a coordenadora.
Benefícios
O uso responsável da madeira na construção pode ajudar na gestão e conservação das florestas brasileiras; auxilia na manutenção da biodiversidade e é uma ferramenta no combate aos prejuízos causados pelas mudanças climáticas – a madeira estoca carbono que seria lançado na atmosfera e agravaria os problemas climáticos existentes hoje.
Além disso, utilizada da maneira adequada, a madeira reduz o tempo de construção; promove a diminuição do tempo e de resíduos no canteiro de obras e dá efeito visual diferenciado às estruturas que compõe. Ela também é um material mais leve e de fácil manuseio.
É possível saber mais sobre o projeto em www.wwf.org.br/madeiraelegal
Sobre o WWF-Brasil – O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
Sobre o CasaPark – Com 40 mil m² de área construída e Área Bruta Locável (ABL) de 21 mil m², o CasaPark recebe 250 mil pessoas por mês, que vêm em busca de novidades, qualidade, estilo e bom gosto. O mix de lojas reúne três lojas-âncoras (Espaço Itaú de Cinema, Livraria Cultura e Tok & Stok), nove estabelecimentos gastronômicos (Café Design, Carpe Diem, Marietta Italia Caffè, Marvin, Tête a Tête Café e Restaurante, Saborella Café, Scada Cafés Especiais, Hum Burguer e Empada Brasil), e mais 61 lojas especializadas em móveis e objetos de decoração, planejados, materiais de acabamento, mobiliário para jardins, eletroeletrônicos, presentes, artes e antiguidades. O shopping realiza também eventos gastronômicos, exposições de artes, feiras de antiguidades e encontros com profissionais do design do Brasil e do mundo.
Tags
Negócios